Dizem que o poder vicia e muitos gostam da posição de comandando. As imagens mostram como eram estas pessoas ao assumirem o poder e como estão agora.
Para você não falar besteira nas rodinhas de conversa ou mesmo tirar uma onda mostrando todo o seu conhecimento, criei o Dicionário Diplomassinha. Nesta seção do blog explicarei o significado de muitos dos termos que são usados na política internacional, quase sempre de forma errada, para que você não cometa gafes sem se dar conta. Você sabe a diferença entre GUERRA e REVOLUÇÃO? Parece simples mas vamos ver:
GUERRA
LUTA ARMADA entre NAÇÕES, por motivos territoriais, econômicos ou ideológicos.Mas aí você me pergunta: e a guerra fria? Não foi uma guerra?
Não. O termo “Guerra Fria” foi um atropelamento do significado da palavra “guerra” forçando a barra e colocando-se a palavra “fria” justificando a ausência de campos de batalhas. Não houve conflitos militares diretos entre as duas superpotências. As disputas eram econômicas e comerciais, espionagem de ambos os lados, propaganda de cada modelo societário, competição por áreas de influências.
Aí, se você for muito esperto, pode me questionar:
-Mas e as GUERRAS CIVIS? Não são guerras que acontecem dentro de uma mesma nação?
Sim. Mas, geralmente, Possui como objetivo a separação (fratricídio) ou a tomada do poder com destruição do Estado existente, tendo então o caráter de zonas diferentes, como nações.
Ex.: Guerra dos Farrapos (Também chamada de Revolução Farroupilha), Guerra Civil Americana (EUA), Guerra Civil Espanhola (Espanha).
Então a utilização do termo GUERRA só é corretamente utilizado se for referente à luta armada e entre no mínimo 2 nações.
Ou mundos quem sabe…
REVOLUÇÃO
É uma fundamental transformação social no poder ou nas estruturas organizacionais que têm lugar em um período relativamente curto de tempo.Então fica fácil entender porque chamam de Revolução a Revolução Burguesa, Francesa ou a Industrial, mas e a revolução sexual, renascimento e até mesmo a neolítica?
Percebam que em momento algum eu me referi à luta armada. Basta uma transformação radical num curto período de tempo para ser considerada uma REVOLUÇÃO.
Tags: Curiosidades, Dicionário
Divulgue este post:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Ahhh, tá. Só agora entendi...rs
Mas se olharmos para a descrição de Tocqueville encontraremos uma revolução feita a longo prazo, né? Toda revolução necessariamente precisa ser "rápida"? Ou as suas consequencias é que são "repentinas" pra quem não a sentiu chegar?
Eu ia perguntar "Mas e a guerra civil?" rsrsrss. Quer dizer que sou muito esperta? Adorei o post.
Olá Leticia. Respondo a você. Se nãofor mudança rápida vira reforma.
No Brasil há um grande equívoco na utilização do termo quando os eventos de 1964 são chamados de revolução. Nenhuma profunda mudança social pode ser observada entre o pós 64 e o que havia antes.
Ehh. Tinha que ser o historiador da família, hehe. Obrigada pelo esclarecimento, Bruno!
Postar um comentário