Dizem que o poder vicia e muitos gostam da posição de comandando. As imagens mostram como eram estas pessoas ao assumirem o poder e como estão agora.









A idéia era simples. Pega as tropas que estavam batendo em retirada se c*gando de medo das milícias islâmicas, e manda os otários de capacete azul que estiverem dispostos a ficar no lugar deles para abotoarem o paletó pela liberdade de outro país. Quem quis?






Noitadas musicais excitantes e um menu gastronômico a qualquer hora da noite e do dia ... Fiel aos ingredientes essenciais da cozinha meridional, o restaurante reinventa os clássicos e garante uma experiência única no novo bar da moda ORJUWAN LOUNGE, nome em Hebraico para a cor roxa, também sinônimo de “Canaan”...






Quando surgiram os boatos de que Carla Bruni estaria traindo seu marido com seu amigo íntimo, o cantor Benjamim Biolay, a imprensa francesa quase não citou o fato, enquanto a mídia internacional chafurdava na lama do sensacionalismo boateiro sobre o possível affair da 1ª dama francesa.






Antes e depois do Poder Resoluções Inúteis da ONU Divirta-se na Guerra Sarkozy e a Burca

Estado

Não estou falando do Particípio Passado do verbo estar. Vamos ver como foi criada a ideia de Estado como organização política que comanda a vida dos cidadãos.
estados  Para o homem chegar a viver, como hoje em dia, numa nação organizada, com leis próprias e território definido, o caminho foi longo. A definição de Estado foi discutida por uma série de filósofos e, mesmo hoje, há diferença de interpretação entre diferentes povos. Mas o embrião do que é o Estado atualmente, em linhas gerais, data de milhares de anos atrás, quando para garantir a segurança de suas terras contra inimigos, os chefes de famílias delegaram parte de seu poder a uma estrutura política mais forte. Nascia a primeira idéia de Estado, adotada por povos do Egito, Mesopotâmia, China e Índia. Um dos mais importantes experiências políticas do mundo ocidental ocorreu na Grécia, no século a.C.: a unidade política grega era a “pólis”, ou a cidade-estado, que se caracterizava pela participação dos cidadão do governo - daí o nome “democracia” ou “governo de todos”.
mapa-bundi
Na Idade Média, surgiu a teoria de que o poder emanava do conjunto da comunidade. O rei ou o imperador, portanto, deveriam ser aceitos por seus súditos, para que sua soberania fosse legítima. São Tomás de Aquino, em sua Suma Teológica, tratou desse pacto, realizado entre soberano e súditos, que estabelecia as condições do exercício do poder e as obrigações mútuas para alcançar o bem comum. Maquiavel, no famoso O Príncipe, defendeu a tese de um Estado forte, independente, capaz de fazer frente ao poder do papado.
leviata
Mas foi o filósofo inglês Thomas Hobbes que ajudou a construir as bases teóricas do Estado moderno. Na obra Leviatã, do século XVII, diz que os humanos são egoístas por natureza e têm a tendência natural de guerrear uns contra os outros. A única maneira de evitar uma situação de caos é por meio de um “contrato social”, em que os homens reconhecem a autoridade, personificada em um governante ou um regime político.
Locke
No século seguinte, com a ascensão econômica da burguesia, John Locke e Montesquieu defenderam uma separação de poderes, de modo a combater a centralização absolutista. Foi daí que surgiu a divisão entre Executivo, Legislativo e Judiciário. Com a Revolução Francesa, em 1789, e o desenvolvimento do capitalismo, no século XIX, veio a necessidade de limitar o poder e de submeter a atuação dos governantes a uma lei maior, chamada até hoje de constituição. E foram as constituições americana e francesa que fincaram as bases do estado contemporâneo em que nós vivemos.montesquieu
Fonte:
101 idéias que mudaram a humanidade/São Paulo: Editora Abril, 2006

Divulgue este post:

Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

0 comentários:

 
Todos os direitos reservados diplomassinha